O Concelho do Nordeste, em particular, é o tesouro mais bem guardado da Ilha de S. Miguel. A sua natureza intacta, com uma extensa mancha de floresta de laurissilva onde habita o priolo, pássaro único no mundo, as paisagens de cortar a respiração, tendo por fundo o mar de um azul intenso e as tradições das suas gentes, constituem um refúgio por excelência para os que buscam um paraíso perdido.
O arquipélago dos Açores, sinónimo de pérolas perdidas no oceano, situa-se no Atlântico Norte a cerca de 1.500 km a Oeste de Lisboa. É constituído por nove ilhas de origem vulcânica e tem uma área total aproximada de 2.333 Km2.
A ilha de S. Miguel apresenta lugares de grande tranquilidade, revestidos de paisagens deslumbrantes, onde o azul do mar e das hortênsias e os verdes dos seus campos e montanhas se conjugam de forma diferenciada de ilha para ilha. As suas lagoas, de uma beleza ímpar, encerram encantos místicos a que se associam lendas seculares. Os seus museus, igrejas e palácios guardam tesouros de arte e de história e as suas tradições, festas populares, artesanato e gastronomia mantêm-se vivas, constituindo uma herança de cinco séculos de povoamento.