Sustentabilidade

O sucesso da Tradicampo deve-se em grande parte à paixão que nos move e à dedicação e cuidado com que abordamos todas as áreas e pormenores do serviço. Mas a razão que nos permite proporcionar-lhe uma experiência inesquecível é a ilha que nos sustenta. É nossa responsabilidade sustentá-la também.

Tradicampo

Sustentabilidade

O sucesso da Tradicampo deve-se em grande parte à paixão que nos move e à dedicação e cuidado com que abordamos todas as áreas e pormenores do serviço. Mas a razão que nos permite proporcionar-lhe uma experiência inesquecível é a ilha que nos sustenta. É nossa responsabilidade sustentá-la também.

A riqueza do ecossistema insular de São Miguel, a abundância de vegetação de Laurissilva, a paisagem de cortar a respiração e as tradições que sustentam a identidade e carácter da ilha são especialmente predominantes nesta zona do Nordeste, o que torna este lugar verdadeiramente único.

Em todas as fases de desenvolvimento do Projeto Tradicampo foram tidos em conta, não apenas os requisitos e normas legais inerentes à atividade turística, como a mitigação do impacto ambiental, associados à sua exploração. Contudo, pretendemos desempenhar continuamente um papel ativo enquanto agentes de turismo sustentável.

Consulte abaixo a nossa política e plano de sustentabilidade e Eco-Labels.


LPD_3429-1.jpg

Tradicampo Eco Country Houses, tem por objecto social a prestação de serviços temporários de hospedagem, de animação turística e de turismo rural. Explora a vertente de Turismo em Espaço Rural dispondo para tal de Casas de Campo, localizadas no concelho de Nordeste.

No desenvolvimento do Projecto Tradicampo e nas suas diferentes fases, projectos de construção civil, obras de reconstrução/adaptação dos edifícios e aquisição dos equipamentos indispensáveis ao desenvolvimento da actividade, foram tidos em conta, não só os requisitos e normas legais inerentes à actividade turística, como a mitigação dos impactes ambientais associados à sua exploração.

Contudo, pretendendo desempenhar continuamente, no âmbito de um turismo sustentável, um papel activo na preservação e utilização racional dos recursos naturais, a Tradicampo assume os seguintes compromissos:

  • Avaliar e controlar os impactes resultantes da sua actividade visando melhorar continuamente o seu desempenho ambiental;
  • Cooperar activamente com as várias entidades intervenientes no território onde desenvolve a sua actividade, nomeadamente, poder local, organismos oficiais e organizações ambientalistas, em projectos de desenvolvimento sustentável;
  • Sensibilizar os seus colaboradores para as questões ambientais e assegurar que os seus prestadores de serviços têm as certificações necessárias e que cumprem requisitos de segurança e boas práticas inerentes a um turismo sustentável;
  • Proceder à divulgação da sua política ambiental juntos dos seus clientes convidando-os a serem agentes activos da mesma e sensibilizando-os para as actividades de ar livre existentes na zona;
  • Divulgar externamente, através dos canais ao dispor, o seu compromisso ambiental e todos os reconhecimentos que este possa originar.

O nosso compromisso para com o ambiente vai muito para além do cumprimento da legislação em vigor. Por isso, a Tradicampo definiu, desde o início do projeto, um plano de sustentabilidade que estabelece uma série de condições vitais dentro das áreas que mais afetam a pegada ambiental. Este plano é aplicado durante a reconstrução, adaptação e funcionamento dos nossos alojamentos.


LPD_2809-1.jpg

Aquecimento

Todas as casas têm isolamento térmico (tetos, algumas paredes, e janelas com vidros duplos). O aquecimento das águas sanitárias é feito através de painéis solares e os interiores aquecidos por recuperadores de calor a biomassa. Estas características térmicas aliadas ao sistema de ventilação natural das casas permitem que não tenhamos de recorrer à instalação de ar condicionado. A filtragem da água das piscinas e o aquecimento complementar das águas quentes sanitárias é feito durante a noite, altura em que a energia fornecida é proveniente na sua quase totalidade de centrais geotérmicas.


LPD_3443-1.jpg

Consumo Energético

A certificação energética é emitida a cada 5 anos (Casa da fonte = A, Casas do Pátio = B, Casa da Talha = A, Quinta das Cycas = A+). Todos os eletrodomésticos são de classe A ou A+ e toda a iluminação é sustentada por lâmpadas de baixo consumo (91% são LED – classe A+). Até o corta-relva é movido a gasolina sem chumbo. Durante o funcionamento corrente das unidades de alojamento, temos o cuidado de registar regularmente os consumos de água e eletricidade e desligamos, sempre que possível, os frigoríficos e todos os equipamentos elétricos no botão ON/OFF. Procedemos a verificações regulares do bom funcionamento dos equipamentos de acordo com o plano de manutenção estabelecido e disponibilizamos aos clientes informação sobre o seu funcionamento, de forma a rentabilizar a sua utilização. Na Quinta das Cycas encontram-se instalados painéis fotovoltaicos e uma turbina eólica para produção de energia elétrica para autoconsumo.


LPD_3448-4.jpg

Recursos e Ambiente

As descargas dos autoclismos estão reguladas para um máximo de 6 litros e todas as torneiras são de fluxo reduzido (max. 9 l/min para os chuveiros e max. 8l/min para as torneiras). O encaminhamento das águas residuais é feito para o sistema público de saneamento básico, sempre que existente (Casa da Talha). Recorremos a recipientes para a recolha seletiva de resíduos e tanques de recolha de água das chuvas para a rega dos jardins. Promovemos a compostagem dos resíduos verdes da atividade de jardinagem. Não utilizamos pesticidas e fertilizantes nos jardins nem adquirimos equipamentos com CFC’s.


LPD_2860-1.jpg

Limpeza

A mudança de atoalhados é feita a cada 3 dias e de lençóis uma vez por semana, a menos que o cliente solicite uma periodicidade diferente. Esta política é comunicada a todos os clientes e responsáveis da limpeza. Privilegiamos o uso de produtos de limpeza e desinfeção que contenham agentes químicos biodegradáveis. Não é permitido fumar nos espaços interiores.


DSC_0175.JPG

Mobilidade

Fornecemos aos nossos hóspedes bicicletas para uso gratuito, informação detalhada sobre atividades ao ar livre e horários dos transportes públicos.


LPD_2900.jpg

Responsabilidade Social

A Tradicampo respeita o conceito de design e preserva as linhas tradicionais das habitações locais em todas as acessibilidades e equipamentos instalados. A Tradicampo dinamiza e apoia a economia local, recrutando colaboradores localmente, adquirindo, e promovendo junto dos Hóspedes, produtos e serviços locais, preferencialmente em organizações de economia social. Sempre que possível, estabelece parcerias com instituições de base local, apoiando-as na concretização e na divulgação das suas atividades e no seu desenvolvimento. Acima de tudo a Tradicampo respeita o meio ambiente, minimizando o impacto da sua atividade e promovendo e participando em iniciativas que visem a preservação dos valores ambientais.


GREEN KEY (http://www.green-key.org) é um galardão ambiental, independente, não-governamental e sem fins lucrativos que integra organizações de Turismo que valorizam a Gestão Ambiental nos seus empreendimentos e promovem a Educação Ambiental para a Sustentabilidade. Nasceu em 1994 na Dinamarca e está presente hoje em 60 países, de todos os continentes, distinguindo mais de 4000 unidades e sendo considerado o mais importante galardão ambiental na área das estruturas hoteleiras.

O programa EcoLíderes do TripAdvisor divulga as pousadas e os hotéis ecologicamente corretos, dos mais económicos aos mais luxuosos. Esses estabelecimentos adotam práticas sustentáveis, como a reciclagem, comida orgânica e postos de recarga para carros elétricos.